Alunos do SESI participam de aula de campo na Assembleia Legislativa do RN

Alunos do segundo ano da Escola SESI, de São Gonçalo do Amarante, participaram, no último dia 23, de aula de campo com a visita à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, uma iniciativa que deu aos estudantes a oportunidade de contato mais próximo com a ação de aplicação e construção das leis e da democracia.

A proposta visou ainda apresentar aos alunos e alunas experiência prática sobre o processo de democracia, cidadania e direitos, para que possam compreender e assimilar, o papel do cidadão na construção de um país democrático, mostrando-os a responsabilidade dos atos, e o alcance destes para com toda a sociedade.

Além deste ponto, a visita objetivou a observação de como a democracia brasileira é colocada em prática pelos seus representantes políticos, o entendimento do verdadeiro papel de cada instituição política (partidos políticos, representantes políticos, instituições sociais, movimentos sociais), além dos cidadãos, e a necessidade de se inteirar sobre as leis vigentes no nosso país – em especial a constituição de 1988 e a constituinte do nosso estado de 1989 (que completa 30 anos este ano de 2019).
Os alunos também aprenderam sobre o papel dos movimentos sociais em detrimento a questão da aplicação dos direitos existentes na Carta Magna, e também, se ocorre esta participação na vida política.
Jô Lopes – Unicom/Sistema FIERN



